Los Roques e seus muitos tons de azuis.

Muita gente nos disse que era perigoso, nos falaram para não ir, tomar cuidado, falta de segurança, enfim, uma lista negativa que não acaba. Porém, as poucas pessoas que conhecemos e que já estiveram lá, nos falaram muito bem e decidimos ir. Ainda bem, pois é de longe o lugar mais lindo de todo Caribe que conhecemos. E o polêmico tema: insegurança, em nenhum momento passamos por nada, nenhuma situação. Ficamos alguns dias em Grand Roque onde tem a Vila principal do arquipélago e depois partimos para os Cayos, onde na maioria das vezes estávamos apenas nós ancorados numa paz total. Se te derem “dicas” de Los Roques, primeiro pergunte se essa pessoa já esteve lá.

Depois de 3 dias de navegação, desde a Martinica, chegamos.

A cara de criança feliz, com a chegada ao paraíso.

Nosso imediato cansadinho da travessia, mas logo passou.

Los Roques é um Arquipélago com muitas ilhas, fica a cerca de 90 milhas da Costa Venezuela. Logo na chegada fomos enfeitiçados pelos muitos tons de azuis de suas águas, praias de areia branquinha e muito peixe...

Cayos, piscinas naturais, águas rasinhas e ainda um parquinho. Arthur não queria mais sair daqui. Em Gran Roque, a ilha principal, onde ficava o parquinho e toda a movimentação de Los Roques. Tinha internet de graça na pracinha da Vila, restaurantes, pousadas, imigração...por falar em imigração, a mais burocrática que já passamos. Precisa ir em 5 lugares diferentes e cada um num canto da ilha. Feita essa via-sacra, recebemos a bordo a policia bolivariana para uma vistoria. Como de costume, algumas autoridades locais pediram “um dinheiro para o refresco”. Los Roques deixou de fazer parte da rota de muitos cruzeiristas, encontramos lá apenas 1 barco de bandeira estrangeira.

Agora é hora de descansar da travessia e começar a curtir cada Cayo, cada ilhazinha de Los Roques. Ficamos os 15 dias que eles permitem, por ser um Parque Nacional é controlada a quantidade de dias que você pode ficar. Pode renovar a estadia, porém paga-se por dia e é bem salgado.

Amamos cada ancoragem, as pessoas todas de bom coração e muita vontade em ajudar sempre. Nós não levamos muito dinheiro e devido ao controle do governo, não se pode sacar e muito menos pagar com cartão nos mercadinhos locais. Como tivemos que dar o “dinheiro do refresco”, após pagarmos as Taxas de entrada, ficamos sem dinheiro. Resultado disso, encontramos pessoas incríveis que nos ajudaram muito. O Oscar, nos deu muitas dicas e nos apresentou os amigos do Thalasa. Oscar abriu mão de tudo na Venezuela, para viver com um salario muito baixo em Los Roques, para poder morar no paraíso, velejar de Wind e surfar todos os dias. O Juan e a Mari do Veleiro Thalasa, que vivem abordo ai. Nos presentearam com 200litros de diesel, água potável, conserto do kite do Peter e a agradável companhia deles, nesses dias que estivemos em Los Roques. Obrigado por tudo amigos!

Um pouco antes de deixarmos Los Roques, fomos para Cayo d’água e Bequeve um dos lugares mais perfeitos um verdadeiro paraíso. Nesses dias que estivemos ancorados ai, somente nós e as estrelas.

16 dias depois é chegada a hora de dizer um “até breve”, com certeza voltaremos! Deixamos Los Roques bem cedinho, rumamos a Ilhas das Aves, que também faz parte da Venezuela. Informações Úteis Customs/Imigração Onde fazer: Gran Roque, você precisa ir ir em 5 lugares Quanto custa: U$ 10,00 por pessoa + U$ 170,00 do Parque (15 dias). Ancoragem: Você pode ficar na âncora sem custos. Mercados: Há uns mercadinhos bem pequenos. Com pouquíssimas coisas e caras. Vá bem provisionado! Água: As lanchas locais trazem até você. Nós não utilizamos desse serviço, mas é barato. Diesel: U$ 1,80 200 litros, preço para os locais. Pode-se conseguir por U$ 20,00 esses mesmos 200 litros, com um sorriso no rosto e simpatia.

#travessia #viagem #velejada #sailing #sail #crossing #losroques #venezuela #veleiro #catamaran #catamara #familia #familiapuravida #viverabordo #bebeabordo #criançaabordo #voltaaomundo #pelomundo #velejarpelomundo #aovento #cayo #cayos

Últimos Posts
Arquivo
Pesquisar por Tags
Sigam-nos
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square